(11) 9 7119 9050 silvioalvarez@uol.com.br

As palestras de Silvio Alvarez falam do poder da arte, da mágica que acontece quando nos vemos criadores. Apresentando sua história pessoal, em seus encontros, o artista busca resgatar, em cada um, o ser orgânico que nos habita em um mundo totalmente mecanizado.

Silvio Alvarez ministra palestras em empresas, universidades, escolas, congressos e seminários. Em geral, após a palestra, o evento é encerrado com a realização de uma oficina de colagem onde os participantes podem se expressar livremente por intermédio da arte.

Com o tema Arte e Sensibilidade e intuito motivacional, a palestra – oficina tem o objetivo de apresentar a arte como parte de nossa natureza, mostrando o quanto podemos nos autoconhecer por intermédio do fazer artístico.

“(…) A colagem permite a todo ser humano tornar-se um artista criador e assim fugir à terrível massificação, um doa flagelos da atual civilização. Na colagem são utilizadas tanto as propriedades físicas dos materiais e objetos nela empregados, como a sua carga humana e social”. Mario Schemberg (físico, político e crítico de arte brasileiro, no ensaio Reflexóes sobre a colagem).

Para obter maiores informações e contratar uma palestra – oficina com Silvio Alvarez entre em contato pelo e-mail silvioalvarez@uol.com.br ou pelo telefone (11) 97119 9050

Conheça as palestras – oficinas com Silvio Alvarez já realizadas e veja qual formato pode melhor atender a sua empresa ou instituição:

Duração da palestra: uma hora e meia.

Duração da palestra com oficina: duas horas e meia

Para a palestra o artista solicita data show e, se possível, microfone auricular.

Em caso de ser realizada também oficina o artista fornece o material, solicita apenas que sejam fornecidas revistas usadas (duas por participante).

Palestra – oficina para alunos do curso de licenciatura em Artes Visuais da FAAT – Atibaia

No dia 8 de novembro de 2016, Silvio Alvarez realizou palestra – oficina para aproximadamente 100 alunos do curso de Artes Visuais da FAAT, em Atibaia.

No evento, contou sua história, falou da importância do ensino da arte na grade curricular e apresentou seu trabalho. Passou para os alunos o básico da técnica de colagem e cada um pôde produzir uma releitura de obra célebre, utilizando recortes de revistas e uma reprodução fotográfica.

“A primeira tarefa da educação é ensinar a ver. É através dos olhos que as crianças tomam contato com a beleza e o fascínio do mundo. Os olhos têm de ser educados para que a nossa alegria aumente. A educação se divide em duas partes: educação das habilidades e educação das sensibilidades. Sem a educação das sensibilidades todas as habilidades são tolas e sem sentido. Os conhecimentos nos dão meios para viver, a sabedoria nos dá razões para viver”. Rubem Alves (psicanalista, educador, filósofo teólogo e escritor brasileiro).

Palestra no simpósio da pós-graduação em Arteterapia e Mitologia Criativa da Unip

Como professor do curso desde 2008, no dia 18 de agosto de 2016, Silvio Alvarez participou, pela segunda vez, do simpósio e aula inaugural da pós-graduação em Arteterapia da UNIP, coordenada pela Profa. Patrícia Pinna Bernardo.

Após contar sua história de vida e como descobriu a arte, intuitivamente, ao superar um momento difícil, o artista propôs uma reflexão a respeito do que poderia “arrepiar a nossa alma”, sobre o que estaria faltando em nossa vida para que nos realizássemos plenamente. Na sequência, cada um produziu seu crachá do evento com uma colagem em papel cartão com recortes de revistas, selecionados a partir da reflexão.

“Collage é um gesto sobre um mundo destroçado, de alguma forma. Quem faz collage não pode contentar-se com um mundo em ruína. Re-colar esses fragmentos é construir um mundo novo “. Fernando Fuão (professor de Arquitetura da UFRGS, autor do livro A Collage como trajetória amorosa.

Palestra Arte e Sensibilidade na Educação– Teatro Municipal de Mococa

Silvio Alvarez ministrou a palestra Arte e Sensibilidade na Educação no Teatro Municipal Pedro Angelo Camin, no dia 19 de maio de 2015.

A palestra, com a presença de aproximadamente 400 pessoas, foi acompanhada de uma exposição de seus trabalhos em colagem, na abertura, da apresentação dos alunos da EMEB Profa. Alice Rezende Bernardes interpretando a canção O Destino da Terra, com letra e música de Léo Rogério. As crianças que se apresentaram na abertura da palestra haviam participado das oficinas de colagem realizadas durante a manhã e à tarde do mesmo dia.

Palestra – oficina para alunos do ensino médio na Escola Barreto Coelho, em Mococa

Silvio Alvarez realizou duas palestras – oficinas, nos dias 18 e 19 de abril de 2016, para cerca de 90 alunos de ensino médio cada, da EMEBP Barreto Coelho, em Mococa.

O artista contou sua história de vida, falou da importância da arte em nossas vidas e apresentou vida e obra de cinco mestres da pintura: Vincent Van Gogh, Salvador Dalí, Leonardo da Vinci, Pablo Picasso e Almeida Júnior.

Na sequência, foi proposta a produção de releitura em colagem com reprodução fotográfica de uma das obras apresentadas e recortes de revistas.

“(…) Desenhar com a tesoura, recortar as cores vivas, lembra-me o trabalho direto dos escultores… Uma tesoura é um instrumento é uma ocupação na qual me posso perder… O meu prazer pelo recorte aumenta a cada dia que passa. Por que é que não pensei nisso antes?

Cada vez me convenço mais de que com um simples recorte se pode expressar as mesmas coisa do que com o desenho e a pintura”. Henri Matisse (artista plástico, em Reflexões e pensamentos sobre a arte)

Palestra no V Fórum Paulista de Arteterapia Associação dos Arteterapeutas de SP – AATESP

No dia 3 de outubro de 2015, Silvio Alvarez realizou a palestra de encerramento no V Fórum Paulista de Arteterapia da AATESP, no Colégio Maria Imaculada, em São Paulo.

No evento, voltado para arteterapeutas, contou sua história de vida e como descobriu a arte intuitivamente, ao superar um momento difícil.

“A imaginação simbólica é sempre um fator de equilíbrio. O símbolo é concebido como uma síntese equilibradora, por meio da qual a alma dos indivíduos oferece soluções apaziguadoras aos problemas”. Gilbert Durand (professor universitário, conhecido por seus trabalhos sobre o imaginário e mitologia).

Palestra – oficina para educadores no Congresso Saber 2013


No dia 21 de setembro de 2013, Silvio Alvarez ministrou palestra – oficina de colagem para educadores do XII Congresso e Feira de Educação Saber, promovido pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

A colagem na escola, além de estimular a criatividade na expressão por meio da renovação de imagens, ao possibilitar a desconstrução e construção de cenas cotidianas, pode atuar também como eficiente instrumento de arteterapia, possibilitando o treinamento do raciocínio e da coordenação motora.

Utilizada há muito como ferramenta didática, na contemporaneidade, com o aquecimento global, entre outros problemas ambientais, a colagem ganha uma outra importante função: a de auxiliar na conscientização a cerca da importância da reciclagem dos materiais.

Palestras com Silvio Alvarez